Notícias

Câmera na Dante Michelini vai multar, porém não é radar!

Jaider Miranda/ Metro ES

Até o inicio de fevereiro a orla de Camburi, Vitória, vai ganhar uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus e o motorista de carro de passeio que não respeitar a sinalização vai sentir o peso no bolso.  

De acordo com o Código Nacional de Trânsito a multa para quem circula em área exclusiva é considerada grave e custa R$195,23 com perda de 5 pontos na carteira de habilitação.  

O sistema vai funcionar no sentido Jardim Camburi, na faixa da direita, do trecho entre o Píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul totalizando uma extensão de 3,8 km. 

As 16 câmeras de vídeomonitoramento que irão auxiliar na fiscalização do uso da Linha Verde, já estão sendo instaladas com previsão de conclusão até o fim deste mês. Depois, será realizada a instalação de placas indicativas e a sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como "Linha Verde e "Só ônibus".  

A intenção é que no inicio de fevereiro a faixa passe por um período de teste e seja liberada para os ônibus com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas e aos sábados, das 6 às 14 horas. A prefeitura de Vitória não informou quando os equipamentos vão começar a multar os motoristas, porém afirmou que será feito um trabalho de educação e conscientização antes da efetivação das punições.  

O motorista que precisar se deslocar para entrar nos estacionamentos da Orla de Camburi poderá acessar faixa exclusiva para ônibus em trechos que serão demarcados, sem assim cometer uma infração.  

Nas redes sociais tem circulado vídeos que geraram curiosidades e especulações sobre os câmeras serem radares e que multariam condutores acima da velocidade de 60 km/h. A prefeitura afirmou que os aparelhos são voltados unicamente para a fiscalização de trânsito do projeto da Linha Verde.  

De acordo com a Setran (Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana), o projeto deve ser implantado também na Avenida Fernando Ferrari, no trecho da Ponte da Passagem até o Aeroporto de Vitória, e também na avenida Beira-Mar.  

 

CURIOSIDADE

Desde do inicio de funcionamento, em agosto de 2017, a Linha Verde na Avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto, sentido rua Duckla de Aguiar, na Praia do Suá, já flagrou 749 motoristas trafegando na faixa exclusiva para ônibus. A média mensal é de 187,25 motoristas autuados, ou seja, 6 veículos multados  por dia.  

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: /GuarapariCorretora

Instagram:@guaraparicorretoraseg

Youtube: Guarapari Corretora de Seguros

Site: www.uauseguros.com.br

 

Curta e compartilhe nossa página! 

Curta e compartilhe essa notícia! 

 

Fonte Imagem:

CAPIXABA DA GEMA: https://www.capixabadagema.com.br/praia-de-camburi-vitoria-es/

FOLHA VITÓRIA: https://novo.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2017/10/vitoria-tera-nova-faixa-exclusiva-para-onibus-no-inicio-do-ano-que-vem